Foto de Gilson Camargo Foto de palco. Fundo escuro. Ao centro, em primeiro plano, o violonista Mario da Silva, tocando violão. Homem branco, cabelos grisalhos, roupa preta. Ele está sentado, com o violão sobre um dos joelhos. Ele toca olhando concentrado para as cordas.classificação indicativa AL (livre)

com
Mario da Silva

6 out (sex)
das 17h às 19h

7 out (sáb)
das 15h às 17h

Cinema do CCJF

ingressos
R$20 e R$10 (meia)

compre on-line
6 out7 out

Público-alvo

Público em geral maior de 16 anos, notadamente: violonistas, músicos, compositores de trilhas sonoras; amantes de música, dança e audiovisual; estudantes de música e do Ensino Médio.

Sinopse

Exibição do documentário “Desvendando o Violão Expandido”, com apresentação de música e debate.

O documentário aborda as técnicas expandidas no violão usadas por compositores brasileiros. Apresentação do violonista Mario da Silva, que também realizará performances de obras importantes dessa estética ao longo dos dois dias de evento.

“Desvendando o Violão Expandido” é dividido em quatro episódios – cada um referindo-se a uma corda do violão e apresentando diferentes artistas como entrevistados.
Antes dos episódios haverá performance e, após, debate com convidados.

Idealizado pelo produtor musical Alvaro Collaço e dirigido por Ana Bagnolin, o documentário faz com que os discursos filosóficos da música dialoguem com imagens abstratas e da natureza.

1º episódio/1ª Corda
Mario e os artistas entrevistados falam sobre a definição das técnicas expandidas – sonoridades não tradicionais na música – e os motivos pelos quais o violão é considerado um instrumento ideal para essas técnicas.

2º episódio/ 2ª Corda
O compositor homenageado é Edino Krieger e sua importância na música contemporânea brasileira. O episódio destaca a sua peça para violão solo “Ritmata”, uma música pioneira no uso de técnicas expandidas no Brasil. Edino Krieger e Fábio Zanon são entrevistados neste programa.

3º episódio/3ª Corda
O compositor Arthur Kampela fala sobre seu processo de criação, principalmente as técnicas expandidas utilizadas na série “Percussion Studies”. Os entrevistados desse episódio – Arthur Kampela, Denise Garcia, Fábio Zanon, Laura Oltman e Michael Newman – aprofundam o tema ao campo da estética e da psicoacústica. Além disso, denotando o trabalho diversificado de Mário da Silva no campo das artes, a bailarina e coreógrafa Rocio Infante explica a importância do movimento como potencializador da estética musical.

4º episódio/4ª Corda
O compositor Chico Mello fala sobre sua obra “Do Lado do Dedo” e como o uso das técnicas expandidas na estética minimalista e da microtonalidade é agregador. Chico Mello, John Schneider e Orlando Fraga são os entrevistados deste episódio.

Programação

17h – Concerto ao vivo com Mario da Silva

17h15 – Exibição do 1º episódio (Panorama) do documentário “Desvendando o Violão Expandido”

17h45 – Debate e perguntas 18h – Concerto ao vivo com Mario da Silva

18h15 – Exibição do 2º episódio (Edino Krieger) do documentário “Desvendando o Violão Expandido”

18h45 – Debate e perguntas

19h – Finalização

15h – Concerto ao vivo com Mario da Silva

15h15 – Exibição do 3º episódio (Arthur Kampela) do documentário “Desvendando o Violão Expandido”

15h45 – Debate e perguntas

16h – Concerto ao vivo com Mario da Silva

16h15 – Exibição do 4º episódio (Chico Mello) do documentário “Desvendando o Violão Expandido”

16h45 – Debate e perguntas

17h – Finalização

Ficha-técnica

Performance e mediação das mesas – Mario da Silva

Integrantes da mesa-redonda e bate-papo:
Mario da Silva
Anaí Bagnolin (diretora do documentário)
E os compositores
Arthur Kampela
Mario Ferraro
Nenem Krieger
Pauxy Gentil Nunes (Prof. da UFRJ)
Ricardo Dias (luthier)
Ricardo Tacuchian
Rocio Infante (coreógrafa)
Tato Taborda (Prof. da UFF)
Tim Rescala
Outros

Fotos de Gilson Camargo

Sobre Mario da Silva

Doutor em Música pela UNICAMP. Violonista clássico com especial ênfase na música brasileira. Roteirista e idealizador do comentário “Desvendando o Violão Expandido”. Concertos realizados em Nova York, Los Angeles, Londres, Helsinki, Rio de Janeiro e São Paulo.