Imagem parcial de um piano, na qual somente algumas teclas aparecem. A foto está em diagonal, começando no canto superior à esquerda e terminando no canto inferior à direita.

vídeo-concertos
de música clássica

realização
Saulo Sergio Chermont

21 out
sábado, às 15h

local
Cinema

R$50  (meia R$25)

classificação indicativa AL (livre)

 

Sinopse

Evento seriado de vídeo-concertos de música clássica, realizado por Saulo Sergio Chermont, que já acontece há mais de uma década no cinema do Centro Cultural Justiça Federal (CCJF). A apresentação homenageia diversos musicistas, cujas obras marcaram o cenário musical mundial.

Os Desafios Musicais apresentarão as seguintes obras, com uma novidade e relevante viagem ao tempo no Egito dos Faraós, seus monumentos, divindades e crenças da vida após a morte. Mantendo, também, uma seleção da música clássica dos nossos tempos modernos.

Programa

PARTE 1

Uma viagem musical ao Egito, na época dos Faraós e divindades de Hórus, filho de Isis e Osiris representando a Lua e o Sol. A escolha da obra musical recaiu no poema “A Noite Transfigurada” de Richard Dehmel (1863-1920), alemão, com a música do mesmo nome original Verklärte Nacht, op. 4.

O tema Viagem Musical com filme Arte e Egito, navegando pelo Rio Nilo, mergulhando na tumba do Faraó Ramsés II, nas Pirâmides, diversos hieróglifos e desenhos egípcios, é apresentado pelo maestro, antropologista, psicólogo e médico veneziano Giuseppe Sinopoli (1946-2001), com o fundo musical da “Noite Transfigurada”, pela Orquestra Staattskapelle Dresden, e a duração de 22 minutos. Com legendas em espanhol.

A seguir, apresentaremos o vídeo integral com o poema sinfônico op. 4, do compositor austríaco Arnold Schönberg (1874-1951), com a Orquestra Nacional Sinfônica Dinamarquesa (DNSO), sob a regência do maestro italiano Fabio Luisi, com um movimento e a duração de 33 minutos.

>>> Intervalo de 15 minutos.

PARTE 2

Voltando ao século XIX, apresentaremos a Sinfonia nº 2 op. 73 em ré maior, de Johannes Brahms (1833-1897), com a Orquestra Filarmônica de Israel, no Frederic R. Mann Auditorium em TelAviv. Homenagem póstuma ao regente Giuseppe Sinopoli, em um dos seus raros concertos em DVD ao vivo.

A obra tem os seguintes movimentos, com a duração de 40 minutos:

I –  Allegro non troppo;

II – Adagio non troppo – L’istesso tempo, ma grazioso;

III – Allegretto grazioso (Quasi Andantino);

IV – Allegro con spirito.