Através de grades, que estão no primeiro plano da imagem, é possível notar um prédio branco ao fundo. Ele possui dois andares e muitas janelas pequenas, dispostas na horizontal. À frente dele, um pátio simples, com chão de cimento. No lado esquerdo do muro do prédio, é possível perceber algo escrito, com as letras um pouco desfocadas: rio 2016. A imagem é nas cores preto e branco e traz a ideia do olhar de alguém preso para o lado de fora do que aparenta ser um complexo penitenciário.

abertura da exposição
21 out
sábado, 15h
sala de sessões e foyer do CCJF

bate-papo com
Sebastião Reis
Simone Schreiber
Sara Wagner

mediação de Rodrigo Haidar, editor do livro

lançamento do livro
Translúcida

visitação
21 out 23 a 7 jan 24
de terça a domingo das 11h às 19h
gabinete de fotografia do CCJF

Gratuito

 

classificação indicativa AL (livre)

 

 

Sinopse

A exposição de fotos de Sebastião Reis Junior, ministro do Superior Tribunal de Justiça, reúne 33 imagens do interior de presídios brasileiros. A ideia central da mostra Imagens de Dentro é fazer alusão a dois tipos de interiores: o âmago de cada pessoa retratada e o espaço interno dos presídios.

Na ocasião, além da abertura da exposição, o ministro e fotógrafo lança o livro Translúcidas — que possui fotos de presas transexuais e textos de vários colaboradores.

O evento também conta com um bate-papo entre Reis, Sara Wagner, uma das autoras do livro, e Simone Schreiber, também autora da obra e diretora-geral do CCJF. O objetivo é provocar um debate sobre direitos humanos, cárcere e o direito à própria identidade.