Na foto, uma mulher e um homem posam, sorrindo. Ela, de cabelos enrolados e loiros, segura um violino de madeira escura na mão direita. Usando um vestido preto de mangas transparentes, apoia o cotovelo direito no ombro do parceiro de música. Ele possui cabelos longos e barba castanhos, tem na mão esquerda um vilão de madeira, mais clara do que o violino. Veste camisa preta de botão com ornamentos nos ombros que parecem ramos vermelhos de flores. Também usa colar curto de fio preto, com uma pedra azul. Ao fundo, uma parede lisa bege, dando destaque ao casal.concerto para celebrar
o Movimento Armorial
liderado por Ariano Suassuna

com
Ana de Oliveira (violinista)
Sérgio Raz (compositor e violonista)

23 nov
quinta, 18h30

local
Sala de Sessões

classificação indicativa AL (livre)

ingressos
R$30 (R$15 meia)

compre aqui

Sinopse

O Duo formado pela violinista Ana de Oliveira e pelo compositor e violonista Sérgio Raz propõe a realização de um concerto com o intuito de celebrar o Movimento Armorial, surgido nos anos 1970, em Pernambuco, e liderado pelo escritor e intelectual Ariano Suassuna. Esse movimento artístico foi de suma importância para a produção cultural brasileira, tanto na música, quanto nas artes plásticas, na literatura, no teatro, na dança e na arquitetura.

O objetivo principal foi produzir uma arte brasileira erudita autêntica, tendo como matéria prima elementos das raízes culturais do Nordeste do Brasil, valorizando e revelando nossa cultura popular.

O Duo lançou seu segundo álbum em setembro de 2023, pelo Selo SESC, inteiramente dedicado à Música Armorial.

O repertório para o concerto é composto por obras de importantes compositores brasileiros que muito contribuíram para o Movimento Armorial e de gerações diferentes. São eles: César Guerra-Peixe, Clóvis Pereira, Antônio Madureira e Sérgio Raz. De Guerra-Peixe, o Dueto Característico para violino e violão (No estilo Popular nordestino), de Clóvis Pereira, a Cantiga (arranjo para violino e viola de 12 cordas de Sérgio Raz), de Antônio Madureira, o Repente (arranjo para violino e viola de 12 cordas de Sérgio Raz), Lancinante e Improviso para Viola Solo e finalmente, de Sérgio Raz, a Suíte Armorial em quatro movimentos, Cortejo e a peça Armoriando para violino solo.

Programa

ANTÔNIO MADUREIRA – Lancinante (arranjo para violino e viola de 12 cordas de Sérgio Raz)

CÉSAR GUERRA-PEIXE – Dueto Característico para violino e violão (No estilo Popular nordestino)
Allegro Moderato
Andantino
Allegro Comodo

ANTÔNIO MADUREIRA – Repente (arranjo para violino e viola de 12 cordas de Sérgio Raz)

ANTÔNIO MADUREIRA – Improviso para Viola Solo

SÉRGIO RAZ – Armoriando para violino Solo

CLÓVIS PEREIRA – Cantiga (arranjo para violino e viola de 12 cordas de Sérgio Raz)

SÉRGIO RAZ – Cortejo

SÉRGIO RAZ – SUÃTE ARMORIAL:
Mestre Salu
Lamento
Zumbi
Festa na Aldeia

Ficha-técnica

Ana de Oliveira e Sérgio Raz

Ana de Oliveira – violino

Sérgio Raz – viola de doze cordas

Sobre o Duo

Nascido em 2018 durante o MIMO Festival em Olinda, o Duo formado pela violinista Ana de Oliveira e pelo violonista e compositor Sérgio Raz aborda repertório abrangente com obras de compositores brasileiros como Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Villa-Lobos, Música Armorial, Música de concerto, Música contemporânea e Jazz internacional, além de obras autorais de Sérgio Raz. O Duo se apresentou em importantes palcos e festivais brasileiros como Blue Note SP e RJ, Sala Cecília Meireles, MIMO Festival SP e RJ, Casa do Choro (RJ), Capela Santa Maria (Curitiba), Teatro Municipal de Sorocaba, Teatros do CCBB (RJ, SP, Belo Horizonte e Brasília), Centro de Referência da Música Carioca, Centro de Artes da UFF, entre outros. Sua estreia internacional foi em Portugal na programação do MIMO Festival em julho de 2019, com grande aclamação do público.

Em 2020, foram curadores de Música e artistas convidados no X InterCulturalidades, da Universidade Federal Fluminense, que celebrou os 50 anos do Movimento Armorial. Também participaram como convidados do Simpósio sobre os 50 Anos do Movimento Armorial promovido pela Universidade Federal da Paraíba. Em 2021, colaboraram em festivais online como o Festival Mulheres em Pauta, Rio Colonial de Janeiro e MIMO Festival Olinda. Já em 2022, foram artistas convidados da série em homenagem aos 50 Anos do Movimento Armorial no CCBB Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

O Duo realizou uma circulação de concertos pelo SESC do Estado do Rio de Janeiro com seu projeto Egberto 75, uma homenagem ao grande compositor fluminense Egberto Gismonti. No ano passado, foram artistas convidados para a 39ª Oficina de Música de Curitiba, apresentando repertório dedicado aos principais compositores da Música Armorial na Capela Santa Maria.

O primeiro álbum do Duo, o elogiado Carta de Amor e outras Histórias foi lançado em 2019, e é dedicado a obras autorais de Sérgio Raz e de Egberto Gismonti. Em setembro deste ano, lançaram o segundo álbum, Armoriando (Selo SESC), dedicado à Música Armorial. Em breve, será disponibilizado outro projeto dedicado inteiramente à obra de Egberto Gismonti.