Na foto, um grupo de pessoas nas escadarias do monumento do Cristo Redentor, cartão-postal da cidade do Rio de Janeiro, seguram uma grande faixa com a frase: “Onde está Amarildo?â€, com letras grandes e brancas, em negrito. Ao lado da frase, a foto de um homem (que, no caso, é o auxiliar de pedreiro e morador da Rocinha desaparecido, Amarildo). No plano de fundo, o Cristo aparece encoberto por nuvens, devido ao mau tempo. As pessoas estão de capas de chuva e casacos. exibição do documentário
sobre o desaparecimento de Amarildo

seguido de debate com
Humberto Nascimento (diretor)
Antonio Carlos Costa (fundador da ONG Rio de Paz)
Josiane Ferreira (ONG Filhos nos Braços do Pai)
Orlando Zaccone (delegado)
Rafael Soares (jornalista autor do livro ‘Milicianos’)

roteiro e direção
Humberto Nascimento

28 nov
terça, 18h

local
Cinema

valor
Gratuito

classificação indicativa A12 (12 anos)

Sinopse

O longa-metragem conta o drama ainda vivido pela família de Amarildo, ajudante de pedreiro que morava na Rocinha, dez anos depois de seu assassinato, cujo corpo não foi encontrado. O mesmo acontece com tantas outras pessoas que procuram por seus entes queridos, alguns mortos pelo tráfico, outros pela milícia ou pela polícia no estado do Rio de Janeiro. Apesar de tudo, ainda vivem a esperança do reencontro, mesmo que seja apenas recuperando os corpos das vítimas, os chamados desaparecidos forçados.

Por ano, o estado registra cerca de 5 mil desaparecidos, parte deles assassinados sem que seus corpos sejam achados, não dando o direito às famílias de enterrarem àqueles que amam, o que torna ainda mais dolorida essa perda.

São relatos inéditos, emocionantes e fortes que expõem uma realidade cruel sobre os desaparecimentos no Rio; casos não noticiados, e, muitas vezes, nem investigados, que ficam escondidos nos becos das favelas, onde a maioria desses crimes acontecem.

Ficha-técnica

Roteiro e Direção: Humberto Nascimento

Realização: Rio de Paz e HN Produções

Produção: Maria Inêz Magalhães

Produção Executiva: Antônio Carlos Costa e Fabiano Rangel

Direção de Fotografia: Luiz Gonzaga

Montagem: Cícero Demétrio

M̼sica Tema: Achados e Perdidos РGonzaguinha