Na foto, no primeiro plano, ao centro, uma mulher canta, sorrindo. Está com um microfone estilo headset preto e um pequeno chocalho de madeira clara na mão direita. Ela tem cabelos claros e ondulados, até os ombros e veste blusa branca de gola V e mangas curtas. No segundo plano, os demais músicos da banda, sendo dois homens sentados de frente para suas partituras, tocam violão. Um tem cabelos brancos e usa óculos; outro possui cabelos escuros (apenas parte dele aparece na imagem). Em pé, outra pessoa, cujo rosto está cortado na foto, segura uma baqueta na mão direita. Todos eles vestem roupas brancas. As paredes do que se assemelha ser um estúdio de música são em madeira clara.

leituras dramatizadas
e musicadas de trechos
de obras de Guimarães Rosa

idealização
Cristiano Mota e Ronaldo Mota

direção
Claudio Mendes

25 e 29 nov
sábado e quarta, 15h

local
Teatro

valor
Gratuito

classificação indicativa A12 (12 anos)

 

Sinopse

O projeto ‘O Sertão é o Mundo’ vem acontecendo desde o ano de 2005, quando foi criado um núcleo de estudos da obra de João Guimarães Rosa e a Canto da Viração. Ele consiste em realizar leituras dramatizadas e musicadas de trechos da obra do grande autor mineiro, por meio das linguagens da literatura, do teatro e da música.

A partir de estudos dos textos da obra de Guimarães Rosa, são escolhidos recortes para interpretação e musicalização, levando ao público o universo do sertão roseano e a imagética da literatura do autor. Tudo isso de forma lúdica e sonorizada, ampliando o conhecimento de sua obra e o interesse pela literatura brasileira.

Na ocasião, serão apresentados trechos de ‘Menina de Lá’, ‘Conversa de Bois’ e ‘Presepe’.

Ficha-técnica

Idealização: Cristiano Mota e Ronaldo Mota

Direção: Claudio Mendes

Músicas originais: Ronaldo Mota

Elenco: Marianna MacNiven, Claudio Mendes, Cristiano Mota

Atores-músicos: Ronaldo Mota e Daniel Fernandes

Programação visual: Ilana Braia

Direção de produção: Mônica Behague

Realização

Canto da Viração Produções Artísticas

Parcerias

Patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro – SECEC RJ, através do edital Literatura Resiste.