Na foto há foco em um homem branco, jovem, de cabelos pretos e curtos, olhos castanhos claro. Ele veste um terno preto, com blusão social por dentro, enquanto segura um violão de madeira, marrom e olha para a câmera. Ao fundo da imagem, em desfoque, uma sala com paredes cinzas, uma mesa de madeira com cadeiras marrons, um móvel de madeira no canto esquerdo e a beirada de um sofá de couro preto no canto direito da imagem.

com
Natan Bastos (violão)
vencedor do III CNVV AV-Rio

obras
“Variações sobre Folia de Espanha” de M. Ponce
“Sonata para Violino BWV 1001” de J. S. Bach
entre outras

6 de abril
sábado, às 17h

local
Sala de Sessões

valor
R$20 (R$10 meia)

 

classificação indicativa AL (livre)

 

Sinopse

A Associação de Violão do Rio tem procurado abrir espaços para as novas gerações de violonistas do Brasil. Em 2023, Natan Bastos foi o mais premiado violonista jovem do país, tendo conquistado o III CNVV da AV-Rio e o “Concurso Internacional Abel Carlevaro” (Montevideo, Uruguai).

Este recital faz parte da premiação do concurso da AV-Rio, e o programa apresentado por Natan conta com algumas das obras mais importantes do repertório violonístico: as “Variações sobre Folia de Espanha”, de Manuel Ponce, e a “Sonata para Violino BWV 1001” de Johann Sebastian Bach.

Programa

J. S. Bach
– Sonata Nº. 1 em Sol menor BWV1001
I.  Adagio   II. Fuga
III.  Siciliana    IV. Presto

F. Sor
– Sonata em Dó maior Op.15 (b)

Radamés Gnattali
– Petite Suite
I. Pastoral   II. Toada    III. Frevo

M. Ponce
– Variations sur “Folia de España” et Fugue

Sobre Natan Bastos

Com 24 anos, Natan Bastos é natural de São Paulo. Formado no Curso Técnico em Música da Fundação das Artes de São Caetano do Sul (2016) e posteriormente no Bacharelado em Violão Clássico pela Universidade de São Paulo (USP), graduando em 2022, sendo orientado por Edelton Gloeden. Participou do “Curso Internacional de Verão de Brasília” e venceu os seguintes concursos:  “Concurso Internacional  Abel Carlevaro” (Montevideo 2023) e “III CNVV AV-Rio (Rio de Janeiro 2023). Esse recital faz parte da premiação do concurso da AV-Rio. Natan atua como concertista e professor, dando recitais de violão solo, música de câmara, e aulas particulares individuais e coletivas.

Sobre Violões da AV-Rio

Associação de Violão do Rio (AV-Rio) foi fundada em janeiro de 2001 com o objetivo expresso de realizar, apoiar e divulgar manifestações do violão instrumental de todos os estilos. A AV-Rio sempre contou com um tripé central de apoio, formado por profissionais e professores, estudantes de violão e amadores. Cada um desses grupos tem sido (e continua sendo) central para que a AV-Rio possa seguir com suas múltiplas ações contínuas, que incluem essa série (e as outras), os concursos nacionais de violão, o Sarau da AV-Rio, a Orquestra de Violões da AV-Rio e um projeto de ensino gratuito de violão.