A imagem mostra um símbolo laranja parecido com um átomo com outro semelhante a uma engrenagem no meio dele. O fundo da imagem é azul escuro, com a lateral esquerda em azul mais claro. Nele, se percebe uma imagem de uma bala de revólver em pleno movimento que parece quebrar um vidro.com
Coletivo 1109

exibição do curta-metragem
A explosão nossa de cada dia

seguida de debate sobre o tema
Se estivessem vivos, como seria uma aula de química com jovens que foram vítimas de balas perdidas no Grande Rio de Janeiro?

3 de abril
quarta, das 15h às 17h

local
Teatro

valor
Gratuito

 

classificação indicativa AL (livre)

 

Sinopse

Se estivessem vivos, como seria uma aula de química com jovens que foram vítimas de balas perdidas no Grande Rio de Janeiro? Esse é o tema do curta-metragem “A explosão nossa de cada dia”.

Idealizado e realizado ao longo de 2023 pelo “Coletivo 1109” formado por um professor e vinte e quatro alunos de uma turma de 1º ano do ensino médio de uma escola pública da zona norte carioca, o curta busca construir novos olhares sobre o papel da escola, tendo em vista o contexto de vida dos alunos, a violência urbana e o ensino de ciências para jovens de periferia. A narrativa que se inspira nas histórias dos estudantes que formam o coletivo se situa entre a ficção e o documentário, transitando entre a autobiografia e a invenção de si.

Programa

  1. Uma fala inicial do coletivo para apresentar o tema e a dinâmica
  2. Apresentação do curta
  3. Debate sobre o tema “As potências da criação colaborativa do cinema na escola”

Sobre O Coletivo 1109

O “Coletivo 1109” surgiu do diálogo pedagógico entre um professor e alunos de uma turma de 1º ano do ensino médio do Colégio Pedro II da unidade São Cristóvão. O coletivo teve seu período de existência de acordo com o ciclo anual da escola: nasceu, floresceu e morreu durante o ano letivo de 2023.

Debatedores

Alexandre Antunes – Professor do CP2 – Coletivo 1109
Hugo Coelho Figueiredo Carvalho -Aluno do CP2 – Coletivo 1109
Waldmir Nascimento Araújo Neto – Prof. do Instituto de Química da UFRJ
Maria Corrêa e Castro – Pedagoga , Coordenadora de projetos Educacionais no Canal Futura